Grande parte das falhas na impressão estão relacionadas à impressora em si e não ao seu pareamento com o sistema da Rede Celcoin. Por isso, separamos algumas dicas sobre como verificar possíveis erros.
ERROS NA APARELHAGEM
Verifique se as diferentes partes da impressora estão encaixadas corretamente:
- Posição do cabo de força na tomada de energia;
- Posição do cabo de conexão em outros aparelhos;
- Posição da bateria na impressora;
- Posição da bobina de papel térmico.
ERROS DE CONEXÃO
Falhas na conexão também podem acontecer. Separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a verificar esses problemas:
- Certifique-se de que a impressora está ligada;
- Certifique-se de que o wi-fi está funcionando corretamente (caso a impressora tenha conexão wi-fi);
- Certifique-se de que o bluetooth está funcionando corretamente (caso a impressora tenha conexão bluetooth);
- Certifique-se de que a impressora não sinaliza alguma falha com luz vermelha em suas lâmpadas;
- Caso o erro persista nesses ou em qualquer outro caso, também experimente ligar e desligar a impressora para corrigi-lo.
ERROS NO MOMENTO EXATO DA IMPRESSÃO
No momento exato da impressão, o papel pode apresentar alguma falha que impeça a visualização ou o entendimento de seus dados. Neste caso, verifique os seguintes itens:
- Em caso de impressão de palavras em outro idioma, acesse as configurações da impressora para realizar o ajuste para “português BR”;
- Em caso de impressão de caracteres ou símbolos estranhos, reinicie a impressora e busque ajustar o CP437 (página de código) nas configurações. Este erro também pode acontecer devido aos caracteres terem “sobrado’’ de um trabalho de impressão anterior;
- Caso a impressão não contenha todos os dados ou tenha suas informações “cortadas”, verifique se não existe algum problema na bateria ou na conexão da impressora;
- Em caso de informações apagadas no papel ou ruídos que impeçam a visualização do comprovante, realize a limpeza da “cabeça de impressão’’. Ela pode ser feita com uma caneta específica para isso ou até mesmo com um cotonete umedecido com álcool etílico 70%.
Caso ocorra falhas no pareamento da impressora com a Rede Celcoin, clique aqui para conferir nosso passo a passo sobre como resolver.